HAHA_PB3_2

Palácio Barbacena – Messe de Oficiais

Cliente
Ministério da Administração Interna
Localização
Lisboa, Portugal
Estado
Estudo Prévio, 2019
Área
1860 m2
No âmbito da reabilitação do Palácio dos Condes de Barbacena – Messe de Oficiais, com a demolição dos edifícios precários que se encontram no tardoz do conjunto edificado original, propõe-se a criação de um espaço exterior que procura estender o programa do edifico.
HAHA_PB_esb
Confinado pelo conjunto edificado, o grande pátio em lajedo de calcário articula-se com diversas zonas sociais do edifício. No limite Norte deste grande pátio, limitado pelo muro e pelo novo edifício, surge um grande tanque com vegetação aquática que estabelece o fundo dos quartos localizados neste volume. O elemento de água é envolvido por uma mancha arbustiva que o destaca dos elementos construídos adjacentes e assegura privacidade nos quartos.
No limite Poente do elemento de água, através de uma escadaria, é estabelecido o acesso ao patamar superior do jardim: uma clareira delimitada por uma sebe arbustiva que, pela tonalidade escura da sua folhagem aumenta a sensação de profundidade do espaço. Esta orla arbustiva permite conformar o patamar superior e controlar as vistas para os edifícios envolventes.
O pátio pequeno do Palácio resulta igualmente da subtração dos anexos precários, restituindo o espaço que em tempos existiu. Propõe-se a criação de um espaço de natureza pétrea, em lajeado de calcário permitindo a circulação confortável e a sua ocupação para os mais variados usos.
Arquitectura Paisagista
HAHA Arquitectura Paisagista
Manuel Cordeiro, Nuno Figueiras, Adriana Almeida
, Anna Masala
Arquitectura
ARIPA Arquitectos
Imagens de Arquitectura
18:25 Empreiteiros Digitais