Na década de 1990, depois da demolição dos abrigos que proliferaram em pleno areal da Praia do Creiro (Portinho da Arrábida) entre 1967 e 1978, foram construídos quatro edifícios de apoio à actividade balnear. O projecto para o Restaurante O Zeca, o apoio balnear localizado no extremo poente da Praia do Creiro, surge da necessidade de requalificar o espaço de esplanada e criar uma nova estrutura de ensombramento.
A estrutura de ensombramento estabelece-se como a continuação volumétrica do edifício e reforça a sua orientação, para o mar, a Sudoeste. Trata-se de uma estrutura ligeira cujas superficies em tela remetem para a materialidade das tendas e abrigos temporários que ocupavam a praia durante o período estival. Define uma superfície translúcida, porosa, garantindo permanentemente a leitura da paisagem e que, através do sistema de portadas, permite o ajuste da insolação e proteção ao vento no interior da esplanada.
Dada a elevada sensibilidade ambiental e valor ecológico da paisagem onde se insere o restaurante, em pleno Parque Natural da Arrábida, a requalificação dos espaços exteriores do restaurante atende à promoção dos fluxos da água e ar, através da permeabilidade das superficies horizontais e das superficies verticais, garantida pelo pavimento em ripado de madeira suspenso sobre a areia e a utilização de telas que, pela sua micro-perfuração, definem uma superfície porosa.