HAHA_FPM5_2

Jardim Augusto Monjardino

Cliente
Edifício 41
Localização
Lisboa, Portugal
Estado
Construído, 2019
Área
1.40 ha
Localizado na Avenida Fontes Pereira de Melo, no centro de Lisboa, este projecto caracteriza-se pela articulação da vivência e usufruto de espaço público associado à população residente, com as atividades e dinâmica empresarial que caracterizam esta importante artéria lisboeta. A concepção da praça-jardim passa pelo desenvolvimento de um espaço com capacidade para conter todas as características associadas ao binómio tipológico que o define: Um espaço público de estadia, protegido pela vegetação da intensa circulação das ruas que o confinam, caracterizado pela sua amenidade, amplitude e polivalência.
A praça-jardim, gerada pelo edifício de escritórios, assume-se como um objecto arquitectónico de identidade visual marcante, definindo um espaço plano, contínuo, com características ideais para estadia. Este espaço manifesta um papel fundamental na configuração urbana, regulando o quarteirão característico da morfologia urbana local.
O bosquete, inspirado na imagem da orla exuberante do Hotel Aviz que em tempos existiu na zona, assume um papel preponderante na transição de escalas entre o edifício de escritórios e os edifícios das Avenidas Novas como a Casa-Museu Anastácio Gonçalves e Maternidade Alfredo da Costa.
HAHA_AVIZ

Caracteriza-se pela plantação exuberante, diversificada em forma, cor e textura e apresenta-se como um elemento integrante e regulador do espaço público contrapondo a rigidez forma da praça. Esta zona ensombrada é definida por uma grande diversidade de árvores de folha caduca e perene proporcionando, através da regulação da temperatura e protecção dos ventos dominantes, condições de usufruto do espaço público durante todas as estações do ano. Este maciço arbóreo representa também um reforço na estrutura ecológica municipal através da relação que estabelece com os arruamentos arborizados adjacentes, e continuidade de espaços verdes urbanos consolidados: Praça José Fontana, Parque Eduardo VII e Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.
FPM_plan
Arquitectura Paisagista
HAHA Arquitectura Paisagista
– Coordenação: Manuel Cordeiro, Nuno Figueiras
– Equipa: Adriana Almeida, Damiano Ceriani, Maria Teles, Mariana Andrade, Sebastião Carmo-Pereira
Arquitectura
Barbas Lopes Arquitectos
Imagens de Arquitectura
18:25 Empreiteiros Digitais
Engenharias
JSJ, EACE, ECWS, TIS 
Empreiteiro
Luís Frazão